O termo SEO se originou no início dos anos 90, quando a Internet ainda engatinhava. Vem do inglês search engine optimization, mas geralmente é conhecido pela sigla “SEO”.
Uma outra forma de se referir ao SEO é pelo termo otimização de sites. Mas neste artigo iremos sempre chamar por SEO.
o que é SEO?
SEO pode ser definido simplesmente como a arte de posicionar sites nos mecanismos de busca, de forma orgânica, natural – ou, em outras palavras, na busca orgânica. A busca orgânica opõe-se à busca paga.
A busca paga – ou também “links patrocinados” – é a forma publicitária de aparecer nos mecanismos de busca. A publicidade nos mecanismos de busca pode ser feita em plataformas como AdWords, Bing Ads, etc.
SEO não é publicidade porque você não paga para o Google e qualquer outro mecanismo de busca, para aparecer nos resultados da busca orgânica.
Para aparecer nos resultados de busca, sites precisam ter Relevância e Autoridade, uso esses dois termos em maiúscula porque conceitualmente são muito importantes.
Relevância é quando a sua página proporciona a melhor resposta e experiência para um determinado termo de pesquisa. Autoridade é quando o seu site é reconhecido na Internet – é uma espécie de reputação.
Quer fazer SEO? Então comece tendo um site relevante para seu público-alvo e vá construindo a sua autoridade.
O SEO dá tanto trabalho quanto construir uma marca. Mas poderá, também, ser a sua melhor e mais eficiente fonte de tráfego.