Qual a habilidade mais importante para navegar e liderar no futuro exponencial?
Segundo Frank Diana, especialista em evolução das sociedades e futuro dos negócios, a resposta é a habilidade para conectar os pontos.
No seu artigo de 13/07/16, ele escreve:
“Cada ponto representa um componente de inovação que combina com outros pontos para criar valor. Essa dinâmica tem um ritmo acelerado que desafia as mentes criativas a criar um impacto combinatório.”
Um exemplo seria os componentes da ciência e da tecnologia que combinam com cenários futuros que podem criar um cenário emergente para os veículos autônomos. O próprio veículo autônomo se torna um componente de inovação que gera novos cenários futuros como o Transporte 2.0, a Internet Logística e a Automação de Tudo.
Quando acrescentamos a dimensão social, aumenta a complexidade na conexão dos pontos.Frank explica que várias mudanças sociais estão conectadas a um cenário futuro específico. Por exemplo, o Relatório Citi aborda a queda contínua das taxas de fecundidade e as implicações do envelhecimento da população. Uma dessas implicações é a queda da população em idade ativa. Então, três mudanças sociais estão conectadas (as taxas de fecundidade, o envelhecimento da população, e a diminuição da população em idade ativa).
Ao mesmo tempo, o cenário futuro marcado pela Automação de Tudo (robótica avançada, automação do trabalho, etc) leva a uma crescente preocupação com as mudanças sociais relacionadas ao desemprego tecnológico. Pensando no futuro, conectar esses pontos podem conduzir a duas perspectivas bem diferentes: a primeira, recebe um grau maior de atenção; o nível previsto da automação irá aumentar significativamente o desemprego. Mas, noutra perspectiva, o cenário de automação resolveria questões associadas ao declínio da população em idade ativa. Em outras palavras, a automação se move no sentido de resolver um problema social emergente – ou cria um novo problema?
Segundo Frank, conectar os pontos – com uma boa dose de criatividade e design thinking – é uma das habilidades mais importantes que espera-se dos futuristas e dos líderes empresariais.
Fonte: Frank Diana