Conheça o comportamento digital do brasileiro: como o povo do País age na internet, no Android e nas redes sociais.
O brasileiro gasta, em média, 7 horas por dia em frente a uma tela. A maior parte do tempo no smartphone. Dados do Ibope de 2014 mostram que nós gastamos cerca de R$ 900 na compra do aparelho e a razão para o investimento é poder estar o tempo todo conectado. Para 30% dos usuários móveis, o principal uso do smartphone são as redes sociais e 61% apontam a necessidade de ter um plano móvel para enviar mensagens online.
Para 73% dos brasileiros, pagar por um app não faz parte dos seus planos, e esse percentual aumenta para 83% quando o app é de algum serviço. O que indica ainda forte resistência de gastos com aplicativos. Sobre os apps gratuitos, a maioria dos entrevistados busca por softwares de diversão e entretenimento.
A compulsão pela telinha também vem crescendo, 80% dos usuários de smartphones verifica o aparelho ao menos uma vez a cada 30 minutos. E, 100% dos smartphones estão conectados: 80% têm 3G/4G, sendo que 60% desse total vêm de planos pré-pagos, e 20% usam wi-fi, seja por falta de cobertura móvel ou preço do plano de dados móveis.
O brasileiro passa muito tempo online no smartphone, com mais de 80% do tráfego gerados por apenas cinco aplicativos: Facebook (28%), Google Chrome (16%), Youtube (15%), Whatsapp (13%) e Instagram (6%). Os outros 20% são disputados por apps de serviços e redes sociais, como Gmail, Maps, Messenger, Skype, Twitter, Waze, bancos, entre outros.
Sendo que, 34% usam telas simultaneamente, enquanto 66% usam somente uma. O restante do dia do brasileiro pode ser dividido entre trabalho/estudo, lazer off-line e dormir.
App brasileiro mais baixado da Google Play
Se a escolha do sistema operacional é obrigatória, a de apps de serviços não é. E, sendo o mercado móvel dominado pelo uso de poucos aplicativos, qual a relação entre fazer bem o dever de casa e engajar o brasileiro no uso de novos aplicativos?
O despertar do usuário móvel para a necessidade de proteção digital dos smartphones e a busca por privacidade nos dispositivos também figuram entre as razões de engajamento, assim como a melhor comunicação, com uso de mascote para diminuir a barreira natural entre homem-máquina e o recurso de notificações, que contribuíram para a maior frequência de uso das funções e abertura do aplicativo. Hoje são mais 18 milhões de usuários ativos por mês.
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